Dados + Receita de Dango



Olá, pessoas felizes!
Meu querido amigo Luna compartilhou uma foto muito interessante no Facebook hoje.
Como uma cozinheira curiosa que sou, claro que minha cabeça já ficou pipocando milhões de formas de fazer isso em casa.

A tigela e a colher me pareceram super asiáticos e pra pra melhorar esses lindos kanjis ali do lado tb ajudarem né. Então eu fiquei pensando em comidas asiáticas que pudessem se parecer com isso e percebi que esses cubinhos me lembraram muito de como ficou meu Dango (fiz muitas variações) quando eu fiz a receita aqui em casa. Então eu vou tentar fazer isso com receita de Dango. 

O que é Dango?

Dango (団子) é um bolinho japonês feito de mochiko, uma farinha de arroz glutinoso que também é usada pra fazer mochi (outro bolinho hahahaha). 
São normalmente associados a determinadas épocas festivas. E podem ser coloridos ^^
A garela que curte 
Clannad (クラナド) deve estar cantando a musiquinha na mente agora.

Eu só consigo comprar Mochiko pq tem um supermercado que vende um monte de produtos importados aqui na frente da minha casa. Mas esse é um produto que não estraga fácil e por esse motivo é fácil de vc importar por conta própria. Se preferir você também pode comprar online (é difícil de ter sempre lá no site, mas é só entrar em contato e pedir pra eles encomendarem).
Se vc procurar bem em supermercados maiores na parte de produtos naturais (sim eles misturam) costuma ter também produtos asiáticos e uns tipos de arroz diferentes. 
Antes de ter esse supermercado overpower por perto eu comprava muitas coisas diferentes (arroz, hachi, alga nori, tofu, wasabi, missô, saquê, etc) no Carone de Jardim Camburi (Vitória-ES) e olha que ele nem é tão grande assim! Na época eu ainda não sabia a receita de Dango e por isso não sei se vai ter Mochiko por lá, mas pra quem mora ou trabalha perto, não custa dar uma passadinha ;P

DICA: Pode ser difícil de encontrar Mochiko já pronta. Não tem problema, nesse caso compre Mochigome, um tipo de arroz super branquinho, não é transparente como os outros. Ele fica SUPER grudento. Basta deixa-lo de molho por uma noite e bater no liquidificador.
Se preferir pode fazer à moda antiga, na porrada mesmo, mas eu não recomendo hahaha os vizinhos ficam p* da vida :P

Como eu faço isso no microondas (pra quem não sabe, eu não tenho fogão em casa)

Usando Mochigome (adaptação pra quem não encontrou Mochiko):
* Lave o mochigome e deixe de molho em água por 1 noite.
* No dia seguinte escorra-o bem e bata no liquidificador com uma nova água. Pra cada 1/2kg de mochigome use 300ml de água. 
* Primeiro coloque a metade do mochigome e toda a água, enquanto vc estiver batendo vá colocando o restante do mochigome (se botar tudo de uma vez o liquidificador vai travar demais).
* Coloque tudo em um refratário ou qualquer outro utensílio que possa ir ao microondas, por 3 minutos em potência alta (Se você nunca mexeu nessa parte do seu microondas desde o dia em que você o comprou, a potência estará provavelmente já ajustada para 100%, que é a potência alta).
* Quando terminar os 3 minutos, retire o refratário com CUIDADO! Misture bem! E leve de volta ao microondas por mais 3 minutos em potência alta.
* Modele e sirva.
Dá pra fazer colorido também ♪ Dango Daikazoku ♫

Pra fazer com Mochiko (a receita original):
* Misture 100g de Mochiko com 100g de Tofu (do tipo mais mole, não é aquele que vem firme e com uma água dentro). Saiba mais sobre os tipos de tofu AQUI.
* Vá misturando os dois e adicionando um um pouco de água até que ele vire uma massa. Foi mal, galero, eu nunca anotei a quantidade de água que eu acabo usando no final.
* Nesse caso não é bom botar a massa pura direto no microondas pq vai queimar. Eu recomendo que vc bote água em um refratário de plástico que possa ir ao forno microondas.
* Separe a massa já em bolinhas (ou quadradinhos) e bote as bolinhas nesse refratário com água.
OBS: Assim que vc botar as bolinhas lá elas vão ficar no fundo. 
* Agora vai depender da potência do seu microondas e da quantidade de bolinhas que vc vai fazer ao mesmo tempo. Por isso é importante que a luz do seu microondas esteja funcionando (use uma lanterna se não estiver funcionando, mas arrume um jeito hahahaha) pois você vai deixar as bolinhas na água lá cozinhando até as bolinhas começarem a boiar (igualzinho como se vc estivesse cozinhando gnocchi/nhoque).
* Quando as bolinhas já estiverem boiando, retire-as rapidamente com uma escumadeira e as coloque em um refratário com água gelada pra interromper o cozimento. Você pode usar essa mesma água pra fazer outras porções caso seu microondas seja pequeno demais pra fazer tudo de uma vez.

Mas e o fogão?
A receita com Mochigome eu não sei se dá pra fazer num fogão convencional. Se alguém souber, compartilha aqui. Mas a receita com Mochiko é totalmente fazível em fogão convencional.
Fica o vídeo de um show chamado "Cooking With the Dog" (Cozinhando com o Cachorro) onde "o cachorro" ensina a fazer, no fogão convencional, a receita que usa o Mochiko (Glutinous Rice Flour). Aproveite pra ver a textura ideal da massa antes de botar as bolinhas na panela.
OBS: Em 0:42 que começa a massa.

Coberturas, recheios, etc

Você pode fazer com qualquer coisa que vc quiser. 
Eu já usei até calda de pêssego em calda, cobertura de morango, chocolate. 
As usadas no vídeo foram:
* Branco: 2cs de Farinha de soja + 2cs de açúcar É só misturar que ta pronto.
* Preto: 2cs de Gergelim preto + 1cs de açúcar Bata bem o gergelim preto e misture com açúcar que ta pronto.
* Molho caramelado: 1cs de Molho de soja + 1cs de açúcar + 1cs de Mirin (味醂 um tipo de vinho de arroz, parecido com sakê, com menor teor alcoólico, usado na culinária)  Misture tudo e deixe ferver (levante a panela se for necessário pra não queimar se vc estiver usando o fogão) é pra deixar o açúcar caramelar mesmo. No microondas eu vou botando de 2 em 2 min, mexendo sempre entre um e outro até eu perceber que o molho ficou mais encorpado (o tempo certinho no total é outro número que eu tenho que anotar pra vc). Assim que sair do fogo ele vai estar líquido (e muito quente), mas ele vai endurecendo quando for esfriando.

cs = colher de sopa

Você pode fazer bolinhas maiores e rechear com brigadeiro, com morangos (uma combinação dos dois tb fica muito bom). Dá pra fazer também recheado com Anko (餡子) um doce de feijão que eu admito que morro de preguiça de fazer hahahaha.
Pena que eu formatei meu computador e não lembro onde eu enfiei as fotos, mas tudo bem, da próxima vez eu tiro mais fotos. Dango é o tipo de coisa que eu faço sempre pois é muito simples de fazer.

E os dadinhos?! 
Da última vez que eu fiz Dango aqui em casa (com mochigome) eu moldei um monte em formato de cubinhos e comi com calda de pêssego em uma tigela do jeitinho que ta na foto. Só ficou faltando as bolinhas vermelhas que eu ainda não sei como vou fazer... 
Acho que anilina comestível vai manchar... Mas talvez se eu esperar secar não manche... vamos ver... Vou tentar fazer esses dados da próxima vez.
Não sei se a foto é exatamente isso, mas de qualquer forma eu adoro fazer essas coisas diferentes aqui em casa e de qualquer jeito será um dia divertido :P
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Nada melhor pra fazer então vamos comentar nasse bagaça ;P