[Review] Dungeon Defenders - Tower Defense Action-RPG


Olá, pessoas felizes!
Muitos me perguntam sobre aquele jogo estranho que eu fico jogando o tempo todo. 
Hoje vou falar um pouquinho sobre ele, o Dungeon Defenders.
É um Tower Defense misturado com Action-RPG super divertido... 

O jogo

Não é do tipo "paradão" como a maioria dos Tower Defenses... é meio ao estilo Orcs Must Die (na ação), só que com um monte de personagens com habilidades, torres e builds diferentes pra vc escolher.

Os elementos de RPG ficam por conta de vc upar um personagem seu e fazer builds (escolher habilidades) diferentes distribuindo pontos em atributos diferentes em cada personagem e em cada item.
Isso mesmo! Os itens também possuem builds diferentes e eles tem chances de cair pra você com atributos diferentes pra você upar.


Você vai investindo "mana" e "upando" o item distribuindo os pontos que você compra, respeitando-se o limite máximo de níveis que cada item pode alcançar, limite esse que também é aleatório.
Por isso deve-se escolher bem o que você vai aumentar em sua arma/armadura/pet/etc pois você não poderá escolher todos e não poderá voltar atrás nessa escolha depois.
Arvore de atributos de uma arma de Apprentice. Outras armas possuem outros atributos.
(clique na imagem para ampliar)
Eu tenho 2 "magos" com builds diferentes pra estratégias em grupos diferentes.
Você pode resetar a build do herói se quiser... é CARO, mas dá pra fazer.

Vc pode jogar Single Player (forever alone) ou Multiplayer Cooperativo. Tem várias fases diferentes e alguns desafios (com regras diferentes) e fases ao estilo Survival (tentar sobreviver pela maior quantidade de waves possível).
Tem PVP tb. O jogo foi feito originalmente pra 4 jogadores mas vc pode expandir pra 6 ou 8 com DLC (dependendo da fase).
(clique na imagem para ampliar)
Você pode jogar usando a "visão de cima", mas também pode mudar a visão pra jogar em primeira pessoa se quiser. Vai depender mesmo é da build que você vai fazer: você pode ser mais focado em construir torres, também pode ser mais focado em sair atirando em todo mundo ou uma mistura dos dois.

O objetivo principal no jogo é defender o Eternia Crystal, também chamado de "Core" (um cristal editável). Normalmente você tem que defender apenas 1, mas também pode aparecer em mais quantidades em lugares diferentes pra vc defender todos ao mesmo tempo, dependendo da fase e nível de dificuldade que você for jogar.
Você pode editar a aparência e as cores do seu cristal.
Eu pinto tudo de rosa (clique na imagem para ampliar)
Os inimigos vão chegando em waves (grupos de monstros que chegam ao mesmo tempo) e você precisa impedir que eles destruam o seu cristal.
Você luta contra esses inimigos batendo neles você mesmo e também criando diferentes tipos de torres em pontos estratégicos.

Mas CUIDADO! Você não pode sair construindo torres como um doido!
As torres custam "mana" (pedrinhas brilhantes que você encontra em baú ou que caem dos monstros quando eles morrem.
Para cada fase diferente você tem um limite fixo de "Defense Units" que deve ser respeitado por todos os jogadores, por isso é importante que vocês entrem em acordo na hora de montar a estratégia e construir as torres.
Quanto mais forte for a torre mais você terá que gastar em "mana" e em "Defense Units" para construí-la.

Inimigos

Existem tipos de monstros diferentes com vários níveis de dificuldade, características e poderes diferentes e por isso é necessário saber escolher bem os tipos de torres que você vai construir, mas também é importante saber quando é a hora de pular no meio da "guerra" e bater você mesmo nos monstros, como quando chega um Ogre por exemplo.
Squire atacando um Ogre de perto (clique na imagem para ampliar)
Ogres possuem muitos pontos de vida e batem tão forte que destroem suas torres rapidamente se você não souber puxa-lo pra outro lado.
Dependendo da classe e da build que você escolher você até que pode aguentar bem as porradas deles, mas no meu caso (Aprentice, tipo um mago, com build focada 100% em dano de torres) eu tenho que sair correndo em volta das torres com o Ogre atras de mim, impedir que ele bata em minhas torres e esperar que as torres façam o serviço de dar dano nele. Agora imagina como isso é "lindo" quando chegam 2 Ogres... e 3 então!

Cada nível de dificuldade traz novos inimigos únicos que trarão novos desafios e exigirão de você e seu grupo novas estratégias de defesa e ataque contra eles.

Desafios e conquistas

Existem os jogos normais e os desafios, como por exemplo:
* No Towers Allowed: Não pode construir torres, se vira!
Warping Core: O cristal fica se teletransportando para lugares aleatórios e vc tem pouco tempo pra montar uma defesa boa no novo lugar.
Ogre Crush: As waves vem só com Ogres.

Esses são só alguns exemplos. Existem muitos outros desafios, estilos de jogos e mapas diferentes que te dão conquistas (troféu / achievement) e recompensas únicas. A maior parte disso (pra não dizer quase TUDO) é exclusivo pra quem joga no computador.
Exemplo:
PC: 27 desafios x 5 níveis de dificuldade (fácil, médio, difícil, insano, pesadelo).
PS3: 14 desafios x 4 níveis de dificuldade (fácil, médio difícil, insano).

Multiplayer 

Você pode jogar sozinho ou em grupo (cooperativo ou PVP).
O jogo foi feito originalmente pra se jogar em grupos de até 4 pessoas e por isso, originalmente existiam apenas 4 classes: Apretice, Huntress, Monk e Squire.

Mas como existem possibilidades de builds diferentes, nada impede um grupo de ter heróis do mesmo tipo (2 hunterss, 2 squires por exemplo).
Mas, sabem como é né. Alguns DLCs depois agora já existe a possibilidade de se jogar com até 8 jogadores e tem também arenas de PVP.
Existem atualmente 12 heróis que você pode escolher pra jogar. Cada um com habilidades, torres e possibilidades de builds diferentes que se combinadas sabiamente formam um grupo quase infalível, pois o resto fica por conta da player skill de cada um.
Mas todas essas opções, skins novas, heróis novos, novas fases, desafios (com conquistas novas), novos níveis de dificuldade, novos itens, novos upgrades para itens, etc e tal. Tudo isso você só tem se jogar no PC. Por isso eu não aconselho que vc perca tempo comprando o jogo pra jogar em outra coisa que não seja o computador.

Você poder escolher os níveis de dificuldade (fácil, médio, difícil, insano, pesadelo) antes de começar uma fase nova.
E não pense que só por ter mais gente com você que o jogo vai ficar mais fácil não! Os inimigos vão ficando mais fortes cada vez que um player novo entra na party. Quanto mais gente com você, maior será a quantidade e mais fortes serão os inimigos!

E por ser um jogo bonito e com multiplayer COOPERATIVO esse é mais um que vai para a lista de jogos que eu recomendo para casais gamers jogarem juntos. 

Pena que eles fizeram um DLC de PVP pro dia dos namorados. Eu humildemente acredito que um mapa pra jogar cooperativo seria mais adequado pra essa data comemorativa. 
Mas pode ser que existam outras garotas por aí que curtam um PVP com o marido ou namorado. Eu odeio mesmo. Com ele tem que ser co-op sempre hahaaha. 
Eu no PVP
Eu posso até ser um anjinho jogando normalmente,  do tipo que diz "hum, eu acho que você fez merdinha, mas só um pouquinho" quando o cara faz uma puta merda colossal que fode o grupo inteiro.  Mas jogando PVP desse jogo eu viro o capeta alado de asas from hell  (a ideia era ser redundante mesmo).
Sempre dá merda que acaba em quase divórcio por aqui, então é melhor nem arriscar :P

Conquistas (troféu / achievement)

E aos que curtem ficar comparando tamanho do p*... das coisas... E vivem dizendo: "Mas no computador não tem conquista (troféu/achievements)!". Como assim? Vocês não estão muito acostumados a jogar no computador mesmo não né? Hahahaha. 
O Steam grava todas as suas conquistas e elas ficam visíveis em seu perfil pra todos os seus amiguinhos poderem ver.
Steam e Raptr - As conquistas estão ordenadas de forma diferente, mas tem todas aí
Zoações à parte. O Steam também conta Tempo de Jogo e Conquistas para o Raptr (tipo um "Facebook" de gamer)
Então você não perde absolutamente nada por jogar no computador, apenas ganha mais enxpansões e mais atualizações e um suporte melhor para o jogo pois também sai MUITO DLC DE GRAÇA trazendo melhorias, fases e itens novos ao jogo.


Alguns pontos Positivos x Negativos
POSITIVOS
(1) O jogo tem multiplayer Cooperativo, mas também existem mapas de PVP (pegar bandeira, destruir core dos outros, etc)
(2) A câmera pode ser muito bem combinada com o tipo de build e papel que você vai ter dentro do seu time. Você pode escolher se quer usar a visão em primeira pessoa, terceira pessoa e também pode optar por jogar com uma visão de cima (mais ampla ideal para build mais táticas baseadas em torres). 
(3) Não basta sair atirando pra tudo que é lado. Você verdadeiramente precisa pensar na estratégia que você vai fazer, seja sozinho ou com o seu time.
(4) O jogo consegue equilibrar bem a dificuldade (e recompensas) de acordo com a quantidade de jogadores que estão jogando. É tudo calculado de acordo com a quantidade de players. 
(5) As diferentes possibilidades de builds e itens (e builds dos itens) fazem cada personagem ser único.
(6) O jogo possui um sistema de comunicação por áudio já embutido dentro do próprio jogo, o que elimina a necessidade de se utilizar outros programas de chat. Esse sistema pode ser desligado a qualquer momento caso você prefira usar outra forma de comunicação.
(7) Existem conquistas (troféu/achievements).
(8) Caso você enjoe de fazer as missões você pode optar por jogar as fases de DESAFIO que são modos de jogo totalmente diferentes.
(9) Atualmente já existe a possibilidade de você criar suas próprias fases pra jogar com seus amigos.

NEGATIVOS
(1) A história (Lore) não é lá das melhores.
(2) Existem poucas fases da história principal, fiquei com a sensação de "quero mais"
(3) Você precisa comprar DLCs por fora pra ter acesso a alguns heróis diferentes. Muitos DLCs são de graça, mas eu gostaria que os heróis fossem também. Não chega a desbalancear o jogo, mas limita um pouco as possibilidades de builds diferentes para alguns jogadores que preferem não comprar DLCs.

NEUTROS
(1) Não vale a pena jogar em qualquer outra plataforma que não seja PC, pois as possibilidades de builds são extremamente reduzidas, existem menos níveis de upgrades e menos níveis de dificuldade, há uma menor variedade de itens, menos heróis e menos conquistas (troféu/achievements).

Plataformas
Outros (Android & iOS)... deve ter esse jogo até pra calculadora :P


Conclusão: Esse foi provavelmente um dos jogos que eu mais joguei em 2012. Extremamente divertido, principalmente quando você joga com os amigos! Por mais que você jogue a mesma fase várias vezes, uma partida nunca é igual a outra. O jogo cumpre o que promete e vale cada centavo que eu paguei por ele. 

ONDE COMPRAR

No Steam você compra a versão para PC.
Custa U$ 14,99 (aproximadamente R$ 30,45) e não tem mensalidade.

DICA 1: Você pode se juntar com mais 3 amigos e comprar um pacote com 4 cópias do jogo por apenas U$ 44,99 (R$ 91,39) pra jogarem juntos economizando R$ 30,41 nessa história.
Saiba mais sobre o 4-Pack (Inclui quatro cópias do jogo - Envie as cópias adicionais aos teus amigos)

Dica 2: Você pode baixar uma versão DEMO para testar o jogo antes de comprar.

Lista de heróis

Pra quem quiser uma lista com todos os heróis de Dungeon Defenders clique na imagem abaixo para ser encaminhado para o site (em inglês):
OBS: Apenas os 4 primeiros estão disponíveis para todas as plataformas. Os outros são  EXCLUSIVOS PARA COMPUTADOR. A Jester ainda não foi lançada, mas já foi confirmada :D

Como eu sei que muitos de meus amigos tem dificuldade com o inglês, em breve eu farei um post sobre cada um deles.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Nada melhor pra fazer então vamos comentar nasse bagaça ;P