[Review : parte 1] Path of Exile


Olá, pessoas felizes!
Sempre que alguém me pergunta qual jogo eu to jogando agora que não estou mais jogando Diablo 3, eu falo sobre o Path of Exile. Já passou da hora de escrever sobre ele, não é mesmo?
Por ser um jogo que ainda está no closed beta algumas coisas podem mudar daqui há uns meses, mas ok, é um jogo tão bom que eu poderia escrever mil vezes sobre ele.
Path of Exile é um  RPG de ação online e gratuito.
O que faz esse jogo ser tão épico é o fato de ele se inspirar nos grandes nomes do gênero (e principalmente o clássico Diablo 2).
Ele ainda nem iniciou o Open Beta e já tem fórum brasileiro!

A primeira impressão que eu tive nos primeiros minutos de jogo foi que ele juntou todas as coisas boas do Diablo 2 e consertou todas as coisas ruins. Após um tempo jogando e descobrindo mais sobre o jogo eu pude perceber que ele vai além de um melhoramento de Diablo 2, ele inova, ousa, e traz muitas novidades. Esse jogo tem tudo pra ser um grande sucesso!
Para as outras pessoas que, assim como eu, estão um pouco desapontadas com o rumo que Diablo 3 está levando, Path of Exile caiu como uma luva.

Gráficos
Começando pelos gráficos. O jogo é lindo, de um jeito meio "gore" de ser.
Sangue pra todo lado e ambientes que conseguem manter uma dose certa entre os ambientes escuros e claros. Mas a maior parte dos mapas é bem dark, principalmente as dungeons que dependem do "light radius", tipo um campo de visão pra iluminar o local
.
Em alguns momentos eu chego a pensar que os criadores foram ao inferno, abraçar o capeta e dessa experiência eles resolveram criar o Path of Exile.
Clique na imagem para ampliar
Jogabilidade
A jogabilidade está muito boa, com uma pequena observação para a movimentação um pouco travada para os Ranged, algo simples de ser consertado. 
O jogo oferece um bom desafio. Nada impossível, mas ao menos você não pode se dar ao luxo de ir passando por tudo quase dormindo como foi pra mim no D3 (que só fica dificil mesmo no inferno).
Por enquanto são 3 Atos, mas só tem 2 abertos (na data que eu escrevi isso). São 3 níveis de dificuldade que fazem toda a diferença em matéria de habilidades que o jogador precisa ter para lidar com os inimigos e a qualidade dos itens que os inimigos dropam quando morrem.
Por enquanto ainda não foi liberada muita coisa da história do jogo, acredito que seja também pra não spoilar muita coisa antes do lançamento oficial (que ainda não tem ata definida, mas está previsto para Agosto. Eles vão lançar o open beta em Agosto e vão liberar o 3º ato (por enquanto a gente sópode jogar o 1º e uma parte do 2º).

Aí vai ser assim, vai abrir com o nome de open beta em Agosto, mas ja vai ser o jogo todo completinho...
Eles vão dar bastante suporte e adicionar mais coisas com o tempo, mas em Agosto ja vai estar ótimo pra jogar.

O level máximo atualmente é 100, mas já por volta do level 70 mais ou menos a previsão é de que o jogador tenha terminado tudo e passe a fazer os mapas aleatórios
Clique na imagem para ampliar
Esses Mapas Aleatórios são dropados por monstros especiais. Você pode fazer upgrades nesses mapas andes de ativa-los para que os monstros dentro deles fiquem mais fortes e dropem itens melhores e também para aumentar a possibilidade de spawn de melhores Baús de Tesouro.
Você pode fazer esses mapas em grupo se quiser.

Ligas
Você tem 3 opções de jogo:
Liga Normal: Você joga, morre... volta e tenta novamente... esse tipo de coisa que todos já estão acostumados.

Liga HardCore: Você joga, mas se morrer, acabou!
O Baú onde você guarda suas coisas na cidade é separado entre as ligas e um não se mistura com o outro.
Só que aqui, ao invés de você perder pra sempre seu personagem ele é REBAIXADO da Liga HardCore para a Liga Normal. Vai somente o personagem e os objetos que ele estava carregando com ele (equipados e inventário) no momento da morte, nem mais, nem menos.
Você pode aproveitar os itens para usar em seu personagem da Liga Normal e depois deletar o char rebaixado, ou continuar jogando normalmente na Liga Normal após o rebaixamento. Mas é importante lembrar que uma vez rebaixado para a Liga Normal você não pode mais voltar com aquele personagem para a Liga HardCore. Para isso é necessário fazer outro personagem na Liga HardCore e começar tudo do zero.
Se você optar por recomeçar tudo do zero na Liga HardCore com um novo personagem você poderá aproveitar apenas os itens que ficaram guardados no Baú da cidade da Liga HardCore.

Liga CutThroat: O mundo ainda é instanciado, mas você pode invadir a instance dos outros. Vai ter PVP liberado e você dropa os itens quando morre (menos as gemas de habilidades ativas). Pode ou não ser combinado com HC, isso vai variar. Como é beta ainda não está muito acertado.

Todos os jogadores são considerados "inimigos" como padrão, exceto os jogadores que estejam na sua party (no seu grupo).
As Instances do Cut-Throat aguentam no máximo 12 jogadores. Isso significa que um grupo, mesmo que esteja cheio (com no máximo 6 jogadores) não está 100% seguro pois um outro grupo pode chegar e tocar o terror. Mais informações e regras específicas do evento de teste que aconteceu no dia 11/08/2012 AQUI.


Liga IronmanVocê não pode vender nem comprar itens nos NPCs.

Alem disso vc não regenera os flasks (poção de cura e mana) na cidade. A única forma de regeneração dos flasks é matando monstros.
A regeneração automática de mana também fica desabilitada.
A ideia aqui é que os jogadores joguem em grupo e façam uma boa administração de recursos pra tentar sobreviver.
Como é beta esse também ainda não está muito acertado.


Corrida: Um evento. Esse mesmo sendo beta já está acontecendo direto e é super divertido!

Pode ser combinado com o estilo HardCore ou não. Pode também ser combinado com as outras ligas, emfim, é meio aleatório e eles podem combinar tudo com tudo.
O tempo de duração da corrida também pode variar, um dia, um fim de semana, uma semana. Claro que tudo é avisado com antecedência para que os jogadores se preparem.
Funciona como uma nova liga. Você começa do zero, só mesmo a roupa do corpo (um trapo). E tem o tempo da corrida pra fazer as coisas. Ao fina do tempo da corrida serão distibuídos prêmios (in game) para o jogador que tiver o lvl mais alto, o jogador que tiver o lvl mais alto sem mortes, o primeiro jogador a matar o Boss1, o primeiro jogador a matar o Boss2 e esse tipo de coisa.

Classes
Você pode escolher entre 6 classes. O jogo é todo baseado em 3 cores: vermelho (força), azul (inteligência) e verde (destreza). E a combinação delas formam as classes híbridas.
Mesmo tendo classes já naturalmente consideradas "híbridas" e outras consideradas "puras" é importante saber que você pode fazer builds híbridas com quase todas as classes, até mesmo as consideradas "puras".
Eu vou falar mais detalhadamente sobre cada classe em um outro post (aqui) pois é um assunto muito longo e merece mais atenção.
Por enquanto, só pra ter uma noção de em qual atributo cada classe se baseia:
     Marauder (Força)         Ranger (Destreza)           Witch (Inteligência)
                                     


Duelist (For e Des)          Templar (Int e For)          Shadow (Int e Des)
                                     


Eu, como uma grande adoradora de caster que sou, estou jogando atualmente de Witch (Bruxa) e estou fazendo uma build elemental, voltada pra dano em área e um pouco de suporte (maldições, etc).


O sistema de skills ativas e passivas é a coisa mais genial que eu já vi. Sua incrível customização de builds permite uma boa identidade com o personagem.
É muito caro o reset das skills passivas, mas as skills ativas são mais facilmente trocaveis, ja que são itens equipados na verdade. Ficou confuso? Ok, eu "desenho" pra você.

Skills Passivas
Essa é a arvore de Skills Passivas. Sim, TUDO ISSO!
Clique na imagem para ampliar
Esta arvore foi recentemente [27/07/2012] alterada no ultimo patch 0.9.11. A árvore é igual pra todo mundo, mas o local de inicio (o "meio" brilhante e colorido) varia de acordo com cada classe. Dessa forma, algumas classes favorecem certas características sobre outras, pois os custo em pontos é bem menor.
Você pode ver essa árvore mais detalhadamente e dar um zoom em lugares estratégicos aqui no site oficial.

Skills Ativas
As Skills Ativas são conseguidas com "Skill Gems", umas pedras nas cores vermelho, verde, ou azul que você pode ganhar completando missões (as pedras variam de acordo com a classe do personagem) ou dropar de monstros. Mas não se engane pensado que é a festa das pedras não! É difícil dropar essas pedras de monstros. Sem contar que você nunca sabe qual pedra eles vão dropar pra você. Tem que ter sorte!
Clique na imagem para ampliar
Essas pedras você encaixa nos seus equipamentos que possuem slots (espaços) para pedra.
Mas os slots do equipamento precisam ser da mesma cor da pedra. Percebeu a dinâmica disso tudo aí, né?
A pedra ganha XP pelo simpeles fato de estar equipada num item que você usa, mesmo que você não use muito aquela Skill.
Clique na imagem para ampliar
Clique nos links para ver uma lista das Skills Ativas que você consegue com cada uma das pedras:
Vermelhas (baseadas em Força)
Azuis (Baseadas em Inteligência) 
Verdes (Baseadas em Destreza)

Mas lembre-se, se for uma pedra Azul, você precisa da quantidade de Inteligência mínima necessária pra upar a "pedra" e consequente mente aquela Skill Ativa que a pedra te dá. O mesmo vale pra Vermelho (Força) e Verde (Destreza).


Se você olhar atentamente a imagem acima que tem varias pedras coloridas você vai ver que tem umas pedras com formato diferente, elas são mais arredondadas... essas são as Pedras de Suporte.

Elas servem para fazer alterações nas pedras normais, dando desde upgrades leves até alterações super drásticas.
Eu uso muito as que aumentam minha chance de crítico e outra que aumenta o dano critico. Agora imagina que lindo que é combinar essas duas pedras numa mesma habilidade "chance de critico + dano critico".
Claro que pra isso você precisa que os slots para pedras no seu equipamento sejam ligados, igual na figura abaixo:
Clique na imagem para ampliar
Nessa figura , na parte de cima, eu estou usando uma padra que adiciona dano de raio, mas ela está ligada a 2 pedras diferentes e por isso as 2 Skill Ativas referentes a essas 2 pedras vão ganhar esse bônus de dano de raio. Na de baixo é uma pedra verde (precisei pegar ponto em Destreza). Essa pedra aumenta a quantidade de projéteis. Como eu estou usando ligada a minha Fireball agora eu jogo 3 Fireballs. Lindo!



Alterando as propriedades dos Equipamentos
A imagem acima é uma Screenshot da minha Witch (bruxa) ela não usa força e esse slot vermelho na bota é inútil pra mim. Ta certo que essa bota não é nenhuma maravilha, mas foi o que deu pra conseguir por enquanto.
Isso vai acontecer muito: Você consegue um item bom pra você nos atributos que o item dá, mas as cores dos slots não são assim tão bons pra você.
Nesses casos (itens que poderiam ser bons, mas não são tão bons assim) você pode usar alguns itens especiais (neste exemplo: uma Pedra Cromática) para alterar alguns aspectos dos equipamentos.
Clique na imagem para ampliar
Mas esse assunto é muito longo e eu vou tratar com toda a atenção que ele merece em um outro post específico para isso. 
Por enquanto é interessante saber que você pode alterar os itens para tentar transforma-los em itens que se encaixem melhor na sua build:
* Alterar quantidade de slots (pode aumentar ou diminuir, vai na sorte);
* Sortear novas cores dos slots (aleatório);
* Alterar a ligação entre os slots;
* Sortear novas propriedades mágicas;
* Aumentar qualidade do item;
* etc.
Mas é algo totalmente na sorte e é tudo bem complicado de se conseguir, por isso a gente aproveita muito quando um equipamento é "mais ou menos", pois o "mais ou menos" nesse jogo  é muito bom.

Pontos Positivos x Pontos Negativos
Tentando resumir rapidamente alguns pontos positivos e alguns negativos:

POSITIVOS:
(1) Gráfico bom, com efeitos de legais de sombras e área de iluminação como tinham nos Diablos 1 e 2.
(2) Bom desafio. Nada impossível, mas você não pode ir passando tudo quase dormindo como é no D3 (que só fica difícil mesmo no inferno).
(3) Não tem AH, nem RMAH, (casa de leilão e casa de leilão com dinheiro real) o que limita a disponibilidade de itens e faz com que você viva do seu loot e, talvez, trocar com a comunidade.
(4) O sistema de "moedas" do jogo servem ao mesmo para trocar e para serem usadas para melhorar seus equipamentos. Dessa forma, o próprio item é o seu "gold sink" (que significa que a moeda desaparece do mercado por si mesma, o que tende a conter a inflação).
(5) O sistema de skills e passivas é muito legal e permite uma boa identidade com o personagem.

NEGATIVOS
(1) O design de skill ainda está fraco, só umas 3 skills têm cooldown, então vira um spamfest, principalmente se vc for melee.
(2) Movimentação um pouco travada, dificulta bater e correr, o que atrapalha principalmente as classes ranged.
(3) Mecânicas dos monstros eh muito simples, nada de grandes mudanças como foi a introducao do "murador" e do "encantamento arcano" no D3. Mesmo o Boss do primeiro ato não tem mecânicas muito trabalhadas.
NEUTROS
(1) Como o jogo ainda está em closed beta, não há cutscenes, dublagens e a própria história não foi desenvolvida. Dessa forma não há como saber se nesses quesitos o jogo será bom ou ruim.

Plataformas
PC


COMO JOGAR
(1) Nesse fim de semana (28 e 29 de julho) vai acontecer um Public Stress Test e todo mundo vai poder jogar. Aproveite essa oportunidade para testar o jogo você mesmo!

(2) Você pode se inscrever para tentar ser sorteado e ganhar uma Closed Beta Key: AQUI.

(3) Se preferir pode dar uma ajuda aos desenvolvedores comprando um dos pacotes de suporte. Nesse caso não é sorteio: Pagou levou. Conheça as opções de pacotes AQUI.

Algumas pessoas estão com dificuldade para encontrar o botão de download do jogo, por isso eu vou botar o link. Basta clicar no botão abaixo e ser feliz.


Ainda tem MUITA coisa pra falar desse jogo e eu provavelmente vou fazer ainda mais uns 3 posts sobre ele.
Estou longe de ser a maior expert no assunto e ainda estou descobrindo cada vez mais coisas interessantes sobre Path of Exile, como por exemplo as "receitas de vendas": Juntar alguns itens específicos para vende-los juntos no NPC e conseguir recompensas melhores.
Mas isso também é asunto para outro post mais detalhado.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Nada melhor pra fazer então vamos comentar nasse bagaça ;P