[Review] Terraria



Olá, pessoas felizes!
Algumas pessoas já me perguntaram sobre "aquele joguinho com gráfico de Minecraft" que eu ando jogando. O nome dele é Terraria e eu vou falar um pouco sobre ele aqui.
Construir e explorar durante o dia, matar zumbis durante a noite 

Como é o jogo
Agora imagine se o Minecraft tivesse sido feito em 2D na era de ouro do SNES.
Com uma picareta (e outras ferramentas) você pode escavar pelo mundo e encontrar materiais, monstros, explorar o mundo...

Você cria sua personagem e o seu mundo, escolhendo se ele vai ser pequeno, médio ou grande. Você também pode escolher os níveis de dificuldade.
Pelo IP seus amigos podem entrar no seu mundo (você pode criar uma senha pra organizar melhor as coisas). Vocês podem jogar em modo cooperativo ou PVP.
Durante o dia você enfrenta pequenos "porings" (Slimes) coloridos, mas durante a noite aparecem Zumbis e outros monstros voadores mais fortes (e por isso é importante construir um abrigo pra você e para o NPC).

Os materiais que você pega durante o dia servem pra construir casas, móveis, armas, armaduras ou apenas roupas que você usa na parte de "social", como se fosse uma roupa que você veste por cima da armadura, puramente decorativas, mas bem divertidas.
Você reconhece essas roupas?


Trilha sonora
Acho justo fazer uma obervação sobre trilha sonora do jogo.
A música é estressante e repetitiva, porém necessária, pois em alguns momentos é somente a música que te indica se está de dia ou de noite.
Sim, quando você está na superfície o jogo tem uma música para o dia e outra para a noite.
Você vai depender da música quando você estiver escavando numa profundidade que já não te permite mais ver o céu, mas ainda não foi fundo o bastante pra ter mudado completamente a música (para uma música de caverna) e te deixar completamente no escuro. 
Mas anime-se, pois essa dependência da música só existe mesmo nos primeiros dias de jogo, quando você não tem equipamentos adequados pra te indicar a hora, profundidade, etc.
Depois que eu montei esses equipamentos eu passei a jogar com o som do jogo no MUTE ouvindo The Baseballs ao fundo... super Retrô.

Combates e armas 
Mas o Terraria vai além de "apenas uma versão 2D de Minecraft". No Terraria você enfrenta uma variedade maior de monstros e precisa desenvolver novas técnicas de combate contra eles. 
Este jogo possui uma variedade maior de materiais para construir armas e armaduras cada vez mais fortes, principalmente para as lutas contra boss (monstros mais fortes).
Clique na imagem para ampliar
Veja o meu lindo sabre de luz construído com fragmentos de uma rocha espacial, rocha essa que eu morri algumas vezes pra conseguir pegar hahahaha. Quando começar a cair meteoritos no seu mundo você vai entender o motivo das mortes. Eu não dou spoiler, mas pra quem quiser a receita do sabre-laser.
Esse cara de cartola perto de mim é o meu marido. Esse é mais um jogo que eu recomendo para  casais gamers . Muito divertido jogar com os amigos e com o namorado(a). 
A cartola é uma parte da roupa de Tuxedo: 
Tuxedo Set
NPCs e vilas
Todas as receitas com mais informações e dicas sobre o jogo você pode ler falando com um NPC, "Fulano, o Guia" (eles aparecem com nomes aleatórios). 
O Guia será o primeiro NPC a aparece no jogo, na verdade ele aparece assim que você inicia o seu jogo.
Ah sim, isso mesmo, nesse jogo você tem NPCs. E pra fazer novos NPCs aparecerem você precisa completar algumas tarefas (encontrar uma bomba, encontrar uma arma de fogo, juntar 50 moedas de silver, encontrar um coração, etc) e por fim precisa construir mais casas pra eles. Cada casa de NPC precisa ter uma mesa (serve uma mesa de crafting), uma cadeira, iluminação e uma porta. Tendo isso basta esperar pra que o próximo NPC apareça. 
Uma pequena vila nas árvores. Clique na imagem para ampliar
Por fim você acaba criando pequenas cidades/vilas onde os NPC ficam e eles podem te ajudar dando dicas, comprando e vendendo itens, te curando, etc.
Algumas pessoas conseguem construir até "fazendas" que funcionam muito bem! Seja pra colher materiais com maior velocidade ou simplesmente pq é divertido!



Dicas sobre como ser a "babá" dos seus NPCs:
(1) Se o seu NPC morreu, não se desespere! Um outro NPC com a mesma "profissão" vai aparecer no dia seguinte. Mantenha a casa dele livre.
(2) Os NPCs conseguem pular até 3 blocos de cada vez. Certifique-se de que ele não fique preso pelo caminho para que ele não morra e você não tenha que esperar o próximo aparecer.
(3) Está ficando de noite e seu NPC está preso em algum lugar? Saia da vila, espere alguns segundos e volte. O seu NPC vai ter se "teletransportado" pra dentro da casa dele ;)

Escavando e explorando
No inicio os monstros mais fortes aparecem só durante a noite e você pode se proteger deles ficando em casa, mas explorar o mundo e matar monstros também faz parte da diversão. Demorei um tempo mas quando eu finalmente tomei coragem pra explorar mais o mundo descobri "um jogo novo" hahahaha. Sim, eu sou medrosa :P
Conforme você vai escavando mais e mais você precisa tomar cuidado com a forma como você escava pra não acabar morrendo vítima de armadilhas, ou do próprio ambiente (com algumas superfícies que sofrem efeito da gravidade e podem cair na sua cabeça), poça de lava extremamente quente e mortal (que você só encontra se cavar muito fundo) ou também dos monstros que vivem nas profundezas desse mundo de pixels.

Quanto mais você explora, mais você quer explorar pois você descobre novos materiais e fica louca pra leva-lo ao Guia pra perguntar que novos equipamentos você podrá criar com aquele novo material encontrado.
Grappling Hook
Você também vai descobrir novas criaturas e novos equipamentos que podem facilitar a exploração, como um relógio que permite que você saiba se é dia ou noite na superfície, um medidor de profundidade, um capacete que ilumina o caminho por onde você passa, um gancho (Grappling Hook) que faz você se sentir o Batmam (ou o Homem-aranha), um maravilhoso espelho mágico que te permite voltar pra casa por meio de teletransporte (a sua casa é o lugar onde você colocar uma cama e clicar na cama com o botão direito do mouse pra marcar como seu ponto de respaw), entre outros itens super interessantes que eu prefiro deixar pra você descobrir por conta própria.

Explicando rapidamente pq eu não jogo Minecraft
  • Visão em 1ª pessoa me dá dor de cabeça e enjoo em menos de 5min.
  • O jogo não tem um guia inicial (como fazer as ferramentas básicas de início de jogo) nem nenhum NPC que possa ajudar nessa parte. E eu não tenho muito saco de ficar dando Alt+Tab em qualquer jogo que seja pra ficar vendo guia na internet.
Eu não tenho nada contra o jogo em sí, mas ele não se encaixou no meu estilo de jogo e só isso. Não sou anti-Minecraft e já joguei por MUITO TEMPO, só não estou jogando mais atualmente. Quando eu joguei eu achei divertido, mas tava tenso de dor de cabeça :(

Alguns pontos Positivos x Negativos
POSITIVOS
(1) Ele vai além de "apenas uma versão 2D de Minecraft" e proporciona mais possibilidades criativas (Vilas, NPCs, Boss Fight, etc).
(2) O jogo possui uma variedade absurda de materiais que podem ser usados. 
(3) Há possibilidade de fazer novos materiais "aparecem" conforme você explora o ambiente ou completa determinadas "tarefas" que liberam eventos especiais, como fazer meteoros caírem na terra por exemplo.
(4) Logo no início do jogo você conta com um NPC que te serve de guia, evitando assim que você tenha que ficar consultando fóruns e demais guias pela web.
(5) Você pode criar roupas, "fantasias" especiais para seu personagem que podem ser equipadas "por cima" da armadura principal (a que te dá os atributos importantes).
(6) Existe multiplayer PVP e Cooperativo (pode-se jogar em LAN)


NEGATIVOS
(1) A música é estressante e repetitiva, porém necessária.
(2) Falta um sistema de comunicação por voz dentro do próprio jogo.

NEUTRO
(1) O gráfico, apesar de fazer parte da proposta do jogo, pode incomodar algumas pessoas. Não chega a ser um problema propriamente dito, pois foi proposital, mas pode não agradar a todos.


Plataformas
PC
Há previsão de lançamento para XBOX360 e PS3 em 2013


Conclusão: Sempre vai existir aquela pontinha de curiosidade quando você descobre que o cenário muda conforme vc vai para um lado ou para o outro. 

Dá pra levar alguns sustos ao descobrir que existia um Boss adormecido no fundo de um poço onde você foi meter o nariz e consequentemente acordar a fera.  
Indiretamente o jogo te dá objetivos, mas de forma geral é tudo bem livre, ou seja, você precisa gostar do estilo sandbox pra curtir esse jogo.


Este é um jogo muito divertido e você pode criar um mundo só pra você ou pra jogar com os amigos. E pra quem prefere se guiar por sites renomados. Esse jogo teve nota 9 (de 10) no site IGN.


Atualmente eu estou começando a explorar as possibilidades de criação de armadilhas e o uso de estátuas especiais que você pode usar pra spawnar bichos.


Já sabe, se for jogar basta me "dar um grito" que a gente joga juntos. Podemos jogar no meu mundo, no seu ou a gente cria um mundo nosso pra jogar :D
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Nada melhor pra fazer então vamos comentar nasse bagaça ;P