[Review] DSiWare: myDiary - Uma agenda no seu DS


Olá, pessoas felizes!
Ultimamente eu estou testando alguns aplicativos no meu 3DS. O meu favorito é o myDiary.
Como muitos já sabem o 3DS já vem com as "notas de jogo" que são 16 folhinhas em branco onde vc pode anotar basicamente qualquer coisa enquanto mantém um outro software suspenso. 
Mesmo assim já faz um tempo que eu estava querendo uma coisa um pouco mais organizada para anotar as tarefas diárias, já que eu tenho uma memória de peixe.

O myDiary é um aplicativo que resolveu esse meu problema. Ele pode ser comprado e baixado diretamente pela Nintendo e-Shop. Ele custa apenas R$ 2,99 e é relativamente antigo, criado em 2010 pela Nnooo, mesma empresa criadora do puzzle Pop Bubbles (Chill, Solo, Lite, etc) e outros aplicativos como o myPostcards, myNotebook, etc.
No myDiary de um lado aparece um calendário e do outro aparece a anotação da data marcada. Pra editar ou adicionar uma nova anotação basta clicar duas vezes encima da data. Você pode adicionar anotações em datas passadas ou futuras bem como em na data atual.
A idéia é usar o seu DS virado de lado, como se fosse um livro. Achei isso super interessante.
No início o calendário fica na touchscreen e é nele que vc escolhe onde você quer fazer uma anotação. Para isso basta clicar duas vezes com a stylus encima da data onde você quer fazer uma anotação. Ao dar esse clique duplo a folhinha da anotação que antes estava da tela de cima (do lado esquerdo) agora muda para o lado direito (para a tela touch screen) onde você pode fazer suas anotaçãoes usando a stylus como se fosse uma caneta.

Anotações
Você pode escolher 3 espessuras de caneta para fazer suas anotações.
Eu uso mais a caneta mais fininha e consigo escrever muita coisa, até lista de emails eu já consegui fazer.
Essas anotações podem ser feitas em 3 tipos de papel:
(1) Com linhas normais
(2) Quadriculado
(3) Papel sem linhas

A escrita está bem fluida e eu prefiro escrever no myDiary do que no myNotebook por um simples motivo: Pixels. No myNotebook se você usar uma letrinha muito pequena os pixels ficam aparecendo demais, não parece uma coisa contínua, mas um monte de quadradinhos que alguém juntou alí.
Já no myDiary eles conseguiram corrigir isso e as letras parecem que foram memso desenhadas com uma linha reta. Ainda não está aquela maravilha, mas ja melhorou muito.
Achei ruim não poder escolher cores diferentes numa mesma anotação.
Com o uso do aplicativo e em determinadas épocas do ano você vai destrancando mais cores de tinta, mas ao trocar a cor da tinta você troca a cor da tinta de todas as anotações já existentes. E a anotação precisa ficar ela toda com uma tinta só.
O que é um pouco ruim pra mim que adoro fazer anotações coloridas pra chamar a atenção de coisas estratégicas. Nesse aspecto de cores foi ponto para o myNotebook e não para o myDiary (eu ainda vou fazer uma review do myNotebook algum dia).

Unlockables
Existem algumas coisas trancadas no myDiary, como 12 cores de temas e também cores para a tinta da caneta.
Eu achei muito bom você comprar um produto e poder te-lo de varias cores diferentes.
Você destranca essas cores todas conforme você vai usando o myDiary. Vai depender de quantas anotações você salvou, quantas vezes você abriu o aplicativo, algumas cores e temas só abrem em determinadas épocas do ano e dizem que tem outras que abrem se você comprar outro aplicativos da mesma empresa Nnooo.
As cores e temas que abrem com o uso eu ja testei e realmente abrem mesmo. Mas das epocas do ano e da compra de outros aplicativos eu não consegui ver ainda. Quando eu comprei o myNotebook eu não vi cor nova nenhum abindo pra mim, mas provavelmente pq o myNotebook é mais antigo do que o myDiary.
Ainda não consegui abrir o rosa e esse verde claro, mas já abri verde escuro, laranja, azul (claro e escuro), preto e vermelho.

Funções
Existem algumas funções interessantes nesse aplicativo.
Você pode botar uma senha (PIN) nas suas anotações para evitar que qualquer pessoa leia as coisas que você escreve.
Una anotação com senha vai aparecer dessa forma:
Anotação com senha
Para ler a anotação a pessoa precisa informar a senha corretamente. O número limite de tentativas é 3.

Também existe a opção de botar um alarme em determinadas anotações.
Mas esse alarme não vai fazer nenhum tipo de aviso na tela principal do seu Nintendo 3DS. Você precisa todo dia abrir o seu myDiary.

Quando tiver um alarme ativado em alguma anotação o myDiary vai botar essa anotação em destaque e tocar uma musica de alarme quando der o horário previamente registrado.

Eu uso esse aplicativo todos os dias. Apesar de ser um aplicativo relativamente antigo ele ainda é muito funcional e me ajuda (e muito) a organizar as tarefas do dia.


Alguns Pontos positivos e negativos:

POSITIVOS
(1) Ele serve para versões anteriores do Nintendo DS.
(2) Muito intuitivo na hora de usar, basta clicar nas coisas na touchscreen.
(3) Várias cores em um produto só.
(4) A possibilidade de abrir novas cores com a utilização do produto dá uma sensação de desafio e objetivos. Muito legal para quem tem o "espírito gamer".

NEGATIVOS
(1) Eles melhoraram o traço em relação ao myNotebook, mas ainda poderia ser melhor.
(2) Ele é todo em inglês, o que pode ser um problema pra quem ainda não aprendeu essa língua.
(3) Você tem uma página só por dia. Alguns podem não considerar isso um problema, mas eu gostaria de poder anotar mais coisas.

NEUTROS
(1) Como o myDiary não é um aplicativo feito especificamente para Nintendo 3DS ele não funciona em 3D. O que é indiferente pra mim, mas achei importante deixar isso claro pra quem não sabe muito sobre DS x DSi X 3DS e os outros tipos anteriores.


Plataformas
Nintendo DSi (ou versões superiores)


É isso aí, pessoal. Espero que esse post possa ser útil pra quem ainda está na dúvida se vale ou não vale a pena comprar o myDiary. Pra mim valeu muito a pena, mas cabe a você decidir se ele sem encaixa em suas necessidades.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Nada melhor pra fazer então vamos comentar nasse bagaça ;P