Coloração e descoloração de cabelo: Perguntas frequentes


Olá, pessoas felizes!
Resolvi fazer uma coletânea de coisas que o povo anda me perguntando pelo Facebook, e-mail e MSN pois achei essas perguntas bem interessantes e podem ser úteis pra outras pessoas.
Foto: Yasemin Arslan como Lilith (oficial) de Borderlands 2

Muitas vezes as pessoas me perguntam se determinada tinta de cabelo é boa ou ruim. E minha resposta é sempre a mesma: DEPENDE. 

Como assim depende?
Eu já ouvi pessoas reclamando: "Nossa, essa tinta é horrível! Vc pinta o cabelo, mas ela não dura nem uma semana direito!"
E também já ouvi pessoas reclamando "Nossa, essa tinta é horrível! Ela gruda no cabelo e não sai de jeito nenhum!".

Então depende de o que você quer que a tinta faça por você.
Primeiro defina se você quer uma tinta que dure pouco tempo no cabelo, que seja fácil de tirar (mas que você vai precisar retocar muitas vezes pois ela desbota fácil); ou se você quer uma tinta que grude no cabelo "forever" e que você tenha que retocar poucas vezes.

"Qual marca de tinta você compra?"
Eu não gosto de comprar tintas prontas pois eu prefiro fazer minhas próprias cores com anilina. Sempre anilina de MADEIRAnunca use a comestível ou anilina de qualquer outro tipo pois dá fungo no cabelo e vc terá que cortar tudo fora
Quando eu não tenho escolha e tenho que comprar alguma tinta pronta, de farmácia, eu prefiro Koleston. Passo longe de L'oreal pois eu uso muitas coisas ao mesmo tempo no cabelo e L'oreal costuma reagir negativamente contra outras tintas e outros produtos. 

Mas sempre que consigo encontrar eu compro anilina de madeira, pois além de possuir uma quantidade maior de cores diferentes (azul, verde, rosa, etc) e me dar mais liberdade pra "montar" a cor exatamente do jeito que eu quero fazendo misturas, sai muito mais barato e a anilina tem a característica de grudar no cabelo, necessitando poucos retoques.

Mas o que é a solução perfeita pra mim acaba se tornando o pesadelo de pessoas um pouco desinformadas que passam anilina no cabelo e em menos de uma semana já vem reclamar comigo que não conseguem tirar a cor do cabelo.
Minha primeira dica é: Se você quer pintar o cabelo só pra fazer um cosplay em um único evento, só pra um final de semana, só para uma data comemorativa ou só pq é "carnaval". Esquece! Não vale a pena o trabalho! Use uma peruca. Até mesmo as tintas que duram pouco tempo no cabelo (e precisam de muitos retoques) também precisam de descoloração prévia se o seu cabelo for naturalmente escuro.

"Como assim descoloração? Tem que descolorir?"
SIM! Não adianta chorar TEM QUE DESCOLORIR.

Imagine que o seu cabelo é uma folha de papel. 
Você já tentou escrever em uma folha de papel da cor preta? Experimente usar uma caneta comum e veja se você vai conseguir enxergar alguma coisa. Agora se vc descolorir essa folha de papel com água sanitária, aí sim vc vai conseguir escrever nela.
É basicamente dessa forma que funciona o cabelo. 
E descolorir não significa deixar o cabelo branco, hem! Descolorir é simplesmente clarear o cabelo.

Técnica e quimicamente não é bem assim, eu sei, mas pra ficar fácil de entender vamos ilustrar dessa forma:
Explicando de forma bem ilustrativa pra que todos possam entender:
O cabelo tem escamas certo? Ok. Isso a gente já sabe. Elas ficam normalmente fechadinhas e a melanina (o que dá pigmentação ao cabelo) fica lá, feliz dentro disso tudo.
Agora imagine a descoloração como uma ferramenta que abre as escaminhas e retira um pouquinho da melanina. 
Mas olha só que triste: A descoloração abriu (afastou) as escamas do cabelo. Por isso é importante fazer hidratação e reposição de nutrientes, para preencher o buraquinho deixado pela melanina que foi embora e evitar que o cabelo se quebre mais facilmente. Também é importante pra fechar as escamas novamente e deixar a superfície externa do cabelo bem lisa e homogênea o que faz o cabelo brilhar lindamente.

"Mas onde entra a tinta nisso tudo?"
A tinta (puramente cor) vai preencher o espaço "vazio" deixado pela melanina que foi embora na descoloração.

"E porque a tinta (puramente cor) não "pega" em cabelo que não foi anteriormente descolorido?"
Por que a melanina toda está lá "dentro do cabelo" ocupando espaço. A tinta (puramente cor) não tem onde se alojar no cabelo.

Acho que ilustrando dessa forma fica fácil de entender né? Espero que sim.

"Mas eu passo tinta de farmácia sem descolorir e ela pega do mesmo jeito." " Não vou usar anilina pq não quero ficar escrava da descoloração"
Sinto em informar, mas vc está descolorindo o cabelo também com a tinta de farmácia hahaha. 
As tintas de farmácia já vem com o descolorante nelas. 
Só que no lugar de fazer 2 etapas separadas (1º descolorir, pra depois recolorir com a cor nova) você está fazendo tudo ao mesmo tempo. Descolorindo e recolorindo ao mesmo tempo. 
Isso sem contar que a maioria das tintas de farmácia tem amônia no meio, que normalmente é disfarçada com um perfume extremamente forte e enjoativo.
Então a questão aqui é decidir se vc vai fazer em 2 etapas ou em 1 etapa só. 
Novamente eu digo que eu prefiro ter o total controle de o que eu to botando no meu cabelo, as quantidades e os tempos de atuação. Por isso eu prefiro fazer em 2 etapas. mas não é todo mundo que consegue trabalhar bem com isso... e tem saco pra isso.
Pra simplificar ainda mais: Se o seu cabelo for naturalmente castanho, preto, etc... sinto muito, mas vc está descolorindo ao botar qualquer cor nele com tintas prontas. Se não descolorir a cor não "pega".

"Poxa, deixei o descolorante por 1:30h no cabelo. Não descoloriu nada e ainda por cima detonou o meu cabelo"
NÃO FAÇAM ISSO! 
Os 2 principais erros que o povo costuma cometer com descoloração são no volume da água oxigenada e no tempo de ação do produto no cabelo.
Não precisa usar água oxigenada acima de 30 volumes. Mais do que isso você vai apenas estragar mais o seu cabelo.
Os 15 primeiros minutos são os melhores de descoloração. Depois de 15 minutos a ação descolorante vai diminuindo, mas a ação de "ressecar" o cabelo apenas continua... e continua... e continua... ou seja, vc descolore menos pelo mesmo preço de oxidação e "ressecamento" do cabelo.
O ideal é no lugar de fazer uma única aplicação de meia hora, fazer duas aplicações de 15 minutos. 
É mais efetivo e detona menos o cabelo.

"Tentei pintar o cabelo de azul, mas ficou verde!"
Azul é uma das cores mais chatinhas de se conseguir. Simplesmente pq quando vc descolore o cabelo ele costuma ficar de uma cor meio amarelada né?
E o que acontece mesmo quando você mistura azul + amarelo? VERDE!
Pra conseguir azul você precisa descolorir bastante e tentar eliminar ao máximo possível o tom amarelado do cabelo.
Existe um shampoo desamarelador da Abelha Rainha que facilita bastante as coisas. Mas caso você queira misturar por conta própria use um pouco de violeta genciana (você encontra em farmácia) misturado no seu potinho de shampoo. 

"Minha testa/orelha ta rosa/azul/verde por causa da anilina!!! E AGORA?!"
Calma! Isso sai com o tempo.
Características da anilina (pra MADEIRA):
(1) Ela vem em pó e inicialmente você não vai conseguir ver a cor dela, ela vem em uma cor meio marrom esverdeado estranho.
(2) A cor só aparece quando vc mistura com água ou álcool. É interessante misturar um pouco (uma gota) pra ajudar a diluir o pó antes de botar no creme.
(3) A cor da anilina é muito forte e você só vai precisar de pouquinho. Em média uma pitada para cabelos curtos ou uma colher de café (rasa) para cabelos longos. Mas isso vai depender da intensidade da cor que você quer. Teste antes em uma mecha da nuca.
(4) Anilina pra madeira mancha MUITO! 
        (a) Use luvas de plástico ou silicone SEMPRE. 
        (b) Pinte o cabelo na varanda ou tanque de roupas, se for pintar o cabelo no banheiro, cuidado pra não sair respingando a tinta pelo banheiro todo. 
        (c) Antes de pintar o cabelo passe um creme hidratante na testa e orelhas para preencher os poros da pele com o hidratante e dar pouco espaço para a pele absorver a anilina.
        (d) Use sabão em pó como esfoliante para tirar manchas de anilina que ficarem na pele.
(5) Pra passar a anilina no cabelo basta misturar em um creme, botar no cabelo e deixar por uns 10 a 15min. Ela não descolore o cabelo, não clareia, não nada hahahaha apenas preenche a cor que foi anteriormente retirada com a descoloração.

Eu já disse antes mas nunca é demais lembrar: É ANILINA PRA MADEIRA! Não use outra em hipótese alguma.


Bem, pessoas felizes, é isso aí por enquanto. 
Se aparecerem mais perguntinhas interessantes eu posto por aqui.
Super beijinhos a todos ♥
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Nada melhor pra fazer então vamos comentar nasse bagaça ;P