Crônicas das Trevas Antigas - parte 1


Olá pessoas Lindas!


"Pela primeira vez em sua vida estava verdadeiramente sozinho. Não se sentia mais parte da floresta. Sentia como se sua alma-mundo tivesse rompido seu elo com todas as outras coisas vivas: árvore e pássaro, caçador e presa, rio e rocha. Nada, no mundo inteiro, sabia como ele se sentia. Nada queria saber." - Irmão Lobo
 
Eu realmente sou apaixonada por leitura, principalmente quando é em série porque isso me deixa ainda mais feliz pensando na possibilidade de conviver um pouco mais com os personagens :)
Claro que essa sensação feliz ocorre quando a série é boa...




Esta é a série que terminei recentemente e digo que a considero ótima! Acompanhei essa série quase na mesma época que meu amigo Charlitto e portanto convidei-o a participar de minha resenha :)

Crônicas das Trevas Antigas foi escrita pela autora Michelle Paver.
Se passa na era antiga - seis mil anos atrás - após a Idade do gelo e antes da expansão da agricultura. Ainda não era utilizado metal ou roda, então tudo o que tiravam para sobrevivência era diretamente da natureza, sendo assim esplêndidos conhecedores dos animais, árvores e pedras da Floresta em geral. Viviam em pequenos clãs que seguiam regras próprias alem das que eram em comum com todos os seres vivos, no qual dizia respeito a conviver em harmonia com os demais e tudo que se tirava da natureza era apenas para sobrevivência, ou seja, não havia o desperdício.

Assim haveria uma convivência em harmonia  mesmo com as diferenças entre os clãs. Mas é claro que seis livros não retratariam tudo perfeitamente lindo, nem mesmo se fosse um documentário, mas ok
Abaixo segue a sinopse (pode conter spoiler!) de cada livro da série:

Irmão Lobo - Crônicas das Trevas Antigas - I 

Torak é um jovem órfão de apenas 12 anos, que vive sozinho na floresta, numa época em que espíritos habitavam cada elemento da natureza. Seu pai acaba de deixá-lo, assassinado pelo temido Urso, cujo espírito estava possuído por demônios do Outro Mundo. Sozinho e longe do seu clã de origem, o Clã do Lobo, Torak só sabe o que seu Pa teve tempo de lhe ensinar. Muito pouco para a missão que teria que cumprir: encontrar a Montanha do Espírito do Mundo e destruir o Urso que ameaçava a vida na floresta, espalhando sangue entre os clãs e acabando com as presas.

Torak sabia que um guia iria encontrá-lo, mas jamais imaginou que fosse um jovem lobo, órfão como ele. Mesmo relutante em aceitar o fato de ser seguido pelo filhote e conseguir se comunicar com ele, o jovem caçador entendeu que o animal era o seu guia e que, juntos, enfrentariam os obstáculos do percurso.

Espírito Errante - Crônicas das Trevas Antigas - II 

Torak, um menino fora-de-série, que tem o dom de conversar com lobos, precisa vencer os Devoradores de Almas e encontrar a cura de uma horripilante doença que abate o seu clã. O caminho, no entanto, revela-se perigoso e uma ameaça invisível pode pôr fim ao seu objetivo - mas várias vidas dependem de Torak, que, valente, enfrentará até mesmo quem irá atraiçoá-lo e mudar sua sorte para sempre.  





Devorador de Almas - Crônicas das Trevas Antigas - III


Lobo, o amado irmão de alcatéia de Torak, foi capturado por um inimigo desconhecido. O jovem, então, parte rumo ao agreste congelado do Distante Norte, junto da fiel amiga Renn, membro de seu clã, para resgatá-lo. Em meio a nevascas terríveis e à ameaça constante do grande urso-branco, Torak fará tudo que for necessário para salvar Lobo - inclusive se aproximar, como nunca antes, de seus inimigos. 





Desterrado - Crônicas das Trevas Antigas - IV


Torak – um menino fora-de-série, que tem o dom de conversar com lobos – traz a marca do Devorador de Almas, e precisa pagar o preço. Banido dos clãs, ele está sozinho e em fuga, separado de sua melhor amiga, Renn, e de Lobo, seu amado irmão de alcateia. Caçado, atormentado por segredos e pela crença destruída, o jovem Torak descobre uma fraude que vai virar seu mundo de cabeça para baixo.






Perjuro - Crônicas das Trevas Antigas - V


Torak terá que enfrentar o Devorador de Almas ao lado de Renn e seu pai adotivo, Fin-Kedinn. Desejando vingança pelo assassinato de seu primo Bale, ele precisará encarar as armadilhas mortais do Mago Carvalho, entrar na Floresta Profunda e sobreviver ao mal que espreita cada passo seu. Sua obstinação feroz torna a jornada ainda mais perigosa, pondo em risco tudo aquilo que ama, incluindo seus companheiros. Torak perceberá que sua luta é maior do que imaginava. Com os clãs à beira de uma guerra, um inimigo poderoso e sua alma em perigo, ele não pode falhar.



Caçador de Fantasmas - Crônicas das Trevas Antigas - VI

No último livro da série Crônicas das Trevas Antigas, o inverno está chegando e a Noite das Almas se aproxima. Eostra mantém os clãs sob o domínio do terror e Torak precisa deixar a Floresta para procurar o covil da maga na Montanha de Fantasmas. Renn tem de tomar uma decisão torturante. Lobo busca superar uma terrível dor. E, na batalha final contra as forças da escuridão, o herói Torak fará a escolha mais perturbadora de sua jornada.





Por que essa série é surpreendente? Há diversos motivos. Claro que só olhando a sinopse é difícil concluir afinal se vale a pena ou não seguir uma série. Mas entendam a série pelas palavras de meu amigo Charlitto: "Crônicas das Trevas Antigas é sem dúvida uma das melhores séries que já lí. Michelle Paver tem uma aptidão enorme para descrever o ambiente da série, com uma riqueza de detalhes incríveis. Ambientado em um mundo fantástico e surpreendente, ná época em que os homens viviam em tribos e sob a floresta, montanhas e  mar; tem como protagonista um menino chamado Torak, do clã do lobo, que já começa no livro sofrendo uma enorme perda. Não que esta perda tenha sido substituída logo em seguida, mas com certeza a presença de Lobo na vida de Torak se tornou indispensável para que superasse a morte de seu pai". Ao começar cada livro, é possível perceber que a história (ou a continuidade desta) já se apresenta de forma turbulenta. A autora não espera você respirar e se recuperar do sofrimento anterior e já te joga em mais uma situação, mais uma emoção forte. E isso eu considero positivo porque não esperava mesmo que fosse tudo fácil para os personagens. Talvez porque eu não tenha uma visão de simples leitora que vá torcer para tudo dar certo, minha humilde opinião me faz observar também um pouco como o conflito se desenrolará e como será resolvido, quase que na visão da escritora, mas repito: é apenas uma humilde opinião à respeito do desenvolvimento de uma história.

E digo mais uma coisa: é realmente o tipo de leitura envolvente, que te faz criar uma afeição pelos personagens e admirá-los cada um por sua particularidade e vou dizer porque junto com algumas fan art que Charlitto encontrou.

Personagens:



Torak - protagonista da história. Filho de um mago do clã do Lobo com uma do clã do Veado-vermelho. Obstinado com sua missão muitas vezes age por impulso, comentendo graves erros que fazem se arrepender amargamente depois. Daí a grande importância em se ter a companhia de seus poucos amigos.






Lobo - guia de Torak. Muitas vezes alterna entre ser o guia e ser apenas Lobo, irmão de alcatéia de Torak (ou Alto-Sem-Rabo), o que o deixa muitas vezes perdido sobre quais decisões tomar. Lobo é um personagem muito importante que ajuda Torak a enfrentar os perigos e a completar o seu destino. Como personagem temos a possibilidade de ver a história sob seu ponto de vista, o que a torna ainda mais interessante.






Renn - sobrinha do Líder do clã do Corvo. Aprendiz de maga, embora não seja de própria vontade, e ótima caçadora, com perícia em arco e flecha. É a parte feminina da série (nem sempre tão feminina), teimosa e um pouco antipática no início (devido a rixas entre clãs), acaba logo depois conquistando o leitor, mostrando que sabe o valor de uma grande amizade. É mais responsável que Torak e por isso age como ponto de equilíbrio nas decisões.



Fin-Kedinn - Líder do clã do Corvo. Foi amigo de Pa (pai de Torak) e nutre um segredo que envolve a mãe de Torak. Muito paciente e sábio, dono de muitas reflexões (que servem até mesmo para o leitor), contribui para a missão de Torak sem intereferir sem suas decisões.







Caminhante - antigo membro do clã da Lontra. Foi expulso devido à uma doença considerada mau presságio. Solitário, sempre procurando por Narik, a princípio parece apenas um velho adarilho rabugento e injusto. Contribuiu algumas vezes de forma enigmática, com frases ou avisos que só posteriormante os heróis haveriam de entender. E somente no final da série é que se conhece melhor quem realmente era o Caminhante.

Muitos outros personagens apareceram na história para acrescentar, dificultar ou facilitar a missão de Torak. Os seis livros giram em torno dessa missão, que é derrotar os Devoradores de Almas, magos terríveis que tem planos insanos e hediondos para dominar a floresta e tudo que nela vive. Mesmo esses magos de índole maléfica, possuem um  ponto de vista em relação aos seus objetivos que é passível de compreensão, ou seja, justifica de certo modo a razão de se considerarem corretos em suas tramas. Apenas até certo ponto é claro. E o fato de persistirem tanto em causar danos é que torna a história interessante e desafiadora para o protagonista.

Outros personagens que surgem no decorrer da série, são membros de outros clãs, que colaboram ou questionam as ações de Torak, muitas vezes duvidando de suas pretensões. Outra questão muito interessante para se dificultar a missão dele, já que nem sempre ele consegue facilmente aliados. Como Torak tem que seguir sua missão ainda como um ser inserido nas regras gerais dos clãs, muitas vezes ele encontra enorme dificuldade até mesmo em decidir sobre o que realmente deve ser feito.

Ao terminar a série, composta por seis volumes, a sensação de saudade é enorme... E olha que foram seis volumes, mas só quem se envolve muito com uma história consegue entender o "conviver um pouco mais com os personagens" que eu havia mencionado antes :p

Todos os livros são maravilhosos, perfeitos e com finais surpreendentes. Alias, também como havia comentado antes, o início já vem surpreendendo...
Recomendo assim como, pelas palavras de Charlitto: "sem dúvida alguma vocês entenderão do que estou falando"




Na segunda parte desse post me apronfundarei mais na autora e seu trabalho e, assim justificarei porque me admirei tanto com trabalho dela ^^ 

Para conferir trabalhos relacionados a obra, abaixo seguem os links:

The clan

Editora Rocco

Para conferir galeria no Deviantart da fã:

Bitayamoka


"As vezes, Renn, você tem de fazer uma opção. Talvez seja a certa, talvez não. Mas é melhor do que não fazer nada" - Fin-Kedinn [Devorador de Almas]

Até a próxima.





Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Retail establishments and strong point stores Brave Travel you are in groups of 10 citizenry on middling which makes the experience
    a lot better. What are other couponss, because all these
    may not be the essential popular products.

    Feel free to visit my web-site :: promo
    My web page - promotional

    ResponderExcluir
  2. Hey There. I found your blog using msn. This is a very well
    written article. I will make sure to bookmark it and
    come back to read more of your useful information. Thanks for the post.

    I'll certainly comeback.

    My web site michael kors

    ResponderExcluir
  3. Hi there, I found your site by way of Google while searching for a
    comparable subject, your site came up, it seems good.
    I've bookmarked it in my google bookmarks.
    Hello there, just became alert to your weblog thru Google, and located that it's truly informative.
    I'm going to be careful for brussels. I'll be grateful in the event you continue this in future.

    Many other folks might be benefited out of your writing.

    Cheers!

    Feel free to visit my site Money Transfer From Cedar Finance Balance

    ResponderExcluir

Nada melhor pra fazer então vamos comentar nasse bagaça ;P